Homus – pasta de grão de bico

O grão de bico é uma leguminosa rica em vitaminas e sais minerais, muito nutritiva, e que ajuda a regular todas as funções digestivas.

O Homus, ou pasta de grão de bico, de origem árabe, é uma ótima alternativa para o lanche – quando a gente quer passar alguma coisa diferente no pão, ou pode também servir para acompanhar pratos, acrescentando sabor e nutrientes.

Ingredientes

Os ingredientes, prontos para serem batidos

Os ingredientes, prontos para serem batidos

150g de grão de bico

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de óleo de gergelim (tahini  – à venda nas lojas árabes ou de produtos orgânicos)

sumo de 1 limão

1 colher de café de pimenta síria (ou de pimenta do reino, acrescida de uma pitada de canela em pó, cominho em pó, cravo em pó, ou outras especiarias a gosto)

sal

Folhas de hortelã

Como eu fiz

O Homus pronto

O Homus pronto

Deixei o grão de bico de molho de um dia para o outro, depois cozinhei com bastante água, uma pitada de bicarbonato de sódio e uma folha de alga kombu (esses dois são opcionais, mas ajudam no cozimento e na digestão das leguminosas, como o grão de bico), e os dentes de alho, durante 45 minutos. Desliguei e deixei esfriar.

Escorri o grão de bico e os dentes de alho, joguei fora a alga, reservei a água do cozimento.

Bati no mixer (pode ser liquidificador, mas eu não tenho) o grão, o alho, o azeite, o tahini, o sumo de limão, meio copo da água do cozimento, o sal e a pimenta, até virar um creme bem liso. Provar o sal e corrigir se preciso. Acrescentar mais água do cozimento se estiver difícil de bater ou muito grosso.

Transferi para uma vasilha, salpiquei com as folhas de hortelã picadas e mais um pouco de azeite.

Comer com pão sírio (integral se encontrar), outros pães, ou usar para acompanhar legumes e outros pratos. Eu também gosto de cortar legumes (cenoura, pepino, pimentão, etc) em palitos para as visitas pegarem com os dedos, mergulharem no homus e hmmmm, que delícia!

Dica 1:  para o gosto do alho não ficar forte, eu cozinho junto com o grão: ele fica levemente adocicado e muito mais digesto.

Dica 2: Tanto a água onde o grão ficou de molho quando a água do cozimento que não usei vão direto para os vasos de plantas, cheias de vitaminas!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s